F1: última corrida de 2014 vale a dobrar

Conheça todas as medidas que aprovadas pela FIA para a nova época
09/12/2013 em Fórmula 1

votar:
0
Obrigado!
Já votou!
Grupo Castanheira

O Grande Prémio de Abu Dhabi de 2014 valerá o dobro dos pontos para pilotos e construtores, anunciou esta segunda-feira a FIA.

Esta foi uma medida discutida no Grupo de Estratégia que esteve reunido em Paris e recebeu aval positivo.

“Pontos a dobrar para pilotos e construtores serão dados na última corrida da época da Fórmula 1, de modo a maximizar o foco de interesse do campeonato até ao final”, lê-se no comunicado da FIA. O vencedor ganhará, portanto, 50 pontos, o que exige ao líder do campeonato que consiga uma vantagem maior até à penúltima prova para ser campeão antecipadamente.

A ideia de valorizar mais umas corridas do que outras já tinha sido defendida por Bernie Ecclestone, embora o «patrão» da F1 tivesse sugerido que mais pontos fossem dados aos vencedores de corridas históricas como o Mónaco.

Para além desta medida foram aprovadas outras, nomeadamente um teto de custos que será adotado a partir de janeiro de 2015. As equipas terão um limite de despesa, de modo a tentar contrariar a tendência de crise que se vive na Fórmula 1 atual.

Será constituído um grupo de trabalho, com representantes da FIA, dos detentores dos direitos comerciais e das equipas para apresentar uma proposta a ser aprovada no final de junho de 2014.

Outro tema que mereceu aprovação esta segunda-feira foi a definição de um número fixo para os pilotos da Fórmula 1, que usarão durante toda a sua carreira.

Os pilotos poderão escolher entre o número 2 e o 99, sendo que o 1 fica reservado para o atual campeão que poderá adotá-lo se assim o entender.

Se mais do que um piloto escolher o mesmo número, a prioridade será dada àquele que tiver terminado em melhor posição no último campeonato.

Por fim será ainda introduzida uma nova penalização para as corridas. Será dado um castigo de 5 segundo a pilotos que cometam “infrações menores”. É, na prática, uma pena menos pesada que uma passagem pela via das boxes, por exemplo.

Falta, contudo, perceber como será aplicada a medida, algo que será discutido pelas equipas nos próximos tempos, para que seja incluído no regulamento de 2014.

JTF

Siga o Autoportal no Facebook

Grupo Castanheira
comentários    |    comentar    |    partilhar    |    imprimir    |    enviar    |    reportar erro
ENVIAR POR EMAIL O ARTIGO
O seu Nome: *
O seu Email: *
Nome do Amigo: *
Email do Amigo: *
Mensagem:
   * Campo Obrigatório
REPORTAR ERRO
Nome: *
Telefone:
Email: *
Tipo de erro: *
Informações adicionais:
   * Campo Obrigatório