SBK: Eugene Laverty conquista 'pole' para a primeira corrida de Portimão

Eugene Laverty
Eugene Laverty

O irlandês Eugene Laverty (Milwaukee Aprilia) conquistou a ‘pole position’ para a primeira corrida de motociclismo do Grande Prémio de Portugal, 10.ª ronda do Mundial de superbike, a realizar este sábado, no Autódromo do Algarve.

Laverty, oitavo classificado do Mundial de pilotos, alcançou a primeira “pole” da temporada e a terceira da sua carreira em superbike, ao cumprir a sua melhor volta ao circuito algarvio, na distância de 4.592 metros, na segunda "superpole" em 1m40,705s.

O piloto irlandês, ao volante da Aprilia RSV4, superiorizou-se ao tri-campeão do Mundo e atual líder do Mundial de pilotos, o britânico Jonathan Rea (Kawasaki), que fez o segundo melhor tempo (1m40,765s), enquanto o italiano da Aruba Racing, Marco Melandri vai sair do terceio lugar da grelha, ao rodar em 1m40,856s.

Eugene Laverty que esta temporada conquistou dois terceiros lugares em 14 corridas, parte assim em vantagem para o Grande Prémio de Portugal, num circuito que bem conhece, já que o piloto integrou a equipa da Parkalgar Honda na categoria de Supersport durante duas temporadas (2009 e 2010).

No circuito português, o britânico Jonathan Rea que, no ano passado, venceu as duas corridas, foi o mais rápido nas duas primeiras sessões de treinos livres, ao rodar em 1m41,817s , mas perdeu andamento nas sessões seguintes, bem como na disputa pela ‘pole position’, tendo Laverty rodado no quinto posto.

O piloto britânico venceu dez das 18 corridas disputadas esta temporada e lidera o Mundial de Pilotos, com 370 pontos, mais 92 que o seu compatriota da Ducati Chaz Davies (278), segundo, enquanto o holandês Michael Van Der Mark (248) ocupa a terceira posição.

O quarto lugar da grelha de partida ficou entregue ao italiano Lorenzo Savadori, companheiro de equipa de Laverty, que ao volante da Aprilia RSV4, rodou em 1m40,901s.

A grelha de partida do Mundial de superbikes é definida através da realização de duas ‘superpoles’: a primeira integra os dez pilotos mais lentos, apurando-se os dois melhores tempos para a segunda ‘superpole’, que define a partida para a corrida.

Na primeira ‘superpole’, o italiano Lorenzo Savadori (Aprilia) alcançou o melhor tempo (1m41,457s), tendo o francês Loris Baz (BMW) assegurado o segundo posto, com 1m41,674s.

 

Comentários

Veja mais