Hamilton volta à pole em Espanha com dobradinha da Mercedes

  • Redação Autoportal
Lewis Hamilton (Lusa)
Lewis Hamilton (Lusa)

Lewis Hamilton conquistou neste domingo a pole-position para o GP de Espanha de Fórmula 1.

E foi à quinta prova do calendário que o piloto inglês voltou à pole depois da abertura do Mundial tendo neste domingo Valtteri Bottas ao seu lado na primeira linha da grelha de partida para a primeira dobradinha da época da Mercedes numa Qualificação.

O piloto que tinha conseguido as últimas três poles, Sebastian Vettel, não conseguiu melhor do que o terceiro tempo, com os Ferrari a fazerem a última tentativa da Q3 com os pneus macios (aqueles com que a maioria do top 10 vai partir amanhã) e Kimi Raikkonen a assegurar o quarto tempo.

A terceira linha será ocupada pelos dois Red Bull, com os dois pilotos a dividirem-se pelas opções dos adversários. Max Verstappen apostou nos supermacios e acabou por ficar na frente de Daniel Ricciardo, que ficou pelo sexto tempo com os macios.

Com os Ferrari a conseguirem tirar o melhor rendimento com o composto do meio à disposição (médios, macios e supermacios) e a Mercedes a fazê-lo com o mais mole (numa inversão da tendência que se tem verificado no decorrer da temporada), as incógnitas para a primeira corrida da F1 na Europa ganham alguma expetativa...

Por enquanto, a frente está com a Mercedes e com Lewis Hamiton, o líder do Mundial que estabeleceu como recorde do Circuito de Barcelona-Catalunha, em sessões oficiais, o tempo de 1m16.173s.

O top 10 da Qualificação deste sábado ficou fechada nas últimas duas linhas com os Haas de Kevin Magnussen e Romain Grosjean separados pelo McLaren de Fernando Alonso e o Renault de Carlos Sain Jr. – numa disputa entre motores da mesma fabricante e pilotos da casa ganha pelo bicampeão mundial.

 

Sergey Sirotki foi mais rápido do que Lance Stroll, mas os pilotos da Williams trocam de posição na grelha porque o russo trouxe três lugares de penalização de Baku. Brendon Hartley não participou na Qualificação ficando com o último lugar reservado.

A grelha de partida:

1 Lewis Hamilton (Mercedes)    
    2 Valtteri Bottas (Mercedes)
3 Sebastian Vettel (Ferrari)    
    4 Kimi Raikkonen (Ferrari)
5 Max Verstappen (Red Bull)    
    6 Daniel Ricciardo (Red Bull)
7 Kevin Magnussen (Haas)    
    8 Fernando Alonso (McLaren)
9 Carlos Sainz Jr. (Renault)    
    10 Romain Grosjean (Haas)
11 Stoffel Vandoorne (McLaren)    
    12 PIerre Gasly (Toro Rosso)
13 Esteban Ocon (Force India)    
    14 Charles Leclerc (Sauber)
15 Sergio Pérez (Force India)    
    16 Nico Hulkenberg (Renault)
17 Marcus Ericsson (Sauber)    
    18 Lance Stroll (Williams)
19  Sergey Sirotkin (Williams)    
    20 Brendon Hartley (Toro Rosso)

 

O GP de Espanha de Fórmula 1 é neste domingo às 14h10 (hora portuguesa).

Comentários

Veja mais