Armindo Araújo: "Ficamos surpreendidos com a posição que ocupávamos"
Armindo Araújo e o Mini John Cooper Works foram as grandes figuras do primeiro dia «a sério» do Rali de Portugal
25/03/2011 em Ralis
Armindo Araújo e o Mini John Cooper Works terminaram a primeira etapa do Rali de Portugal na sétima posição da geral e revelaram-se as grandes figuras do primeiro dia da prova. Mesmo sem impor um ritmo verdadeiramente agressivo, o piloto português, acompanhado por Miguel Ramalho, conseguiu intrometer-se na luta pelas primeiras dez posições da geral acabando por superar todas as expectativas criadas à partida.
No regresso à zona de assistência instalada no Estádio do Algarve, Armindo Araújo não escondia a alegria de ter realizado uma etapa de grande nível e sobretudo por ter conseguido andar já num ritmo bastante interessante. “Eu e toda a equipa estamos muito satisfeitos com o que conseguimos fazer neste primeiro dia. Comecei a manhã com o claro objectivo de andar o mais possível sem cometer erros e confesso que não arrisquei absolutamente nada. Quando chegamos ao final das primeiras três especiais ficamos todos surpreendidos com a posição que ocupávamos”, começou por dizer o piloto de Santo Tirso que, na parte de tarde, manteve a mesma toada e conseguiu subir duas posições.
Latvala e Hirvonen na frente; Armindo já é sétimo
“Na segunda metade da etapa voltei a encarar as especiais da mesma forma, ou seja, conduzi o MINI da forma mais limpa possível, escolhi trajectórias muito correctas e aos poucos tentei imprimir um ritmo mais elevado para perceber as reacções do carro. Nas curvas mais rápidas o «kit» aerodinâmico, que será aplicado na versão WRC, fará bastante diferença pois o MINI terá uma maior carga na parte traseira que o colocará mais estável”, acrescentou.
Para o dia de amanhã, os objectivos mantêm-se inalteráveis e a táctica a mesma. “Estamos altamente motivados para os próximos dois dias, e vamos manter-nos concentrados em evoluir a nossa adaptação e o MINI. O resultado até agora está a ser fantástico mas não vamos pensar nisso. Há ainda muito rali pela frente e sobretudo muito trabalho em prol da equipa. O resultado final será para nós um bónus e não um objectivo”, concluiu o bicampeão do Mundo do PWRC.
A segunda etapa do Rali de Portugal , terá 148,1 km de especiais disputadas ao cronometro com saída marcada para as 9H00 e regresso previsto, ao Estádio do Algarve, às 18H00.
Classificação geral após PEC7:
1. Jari-Matti Latvala (FIN/Ford Fiesta) 01h23m31,4s
2. Mikko Hirvonen (FIN/Ford Fiesta), +11,5s
3. Sebastien Loeb (FRA/Citroen DS3) +13,7s
4. Sébastien Ogier (FRA /Citroen DS3) +16,7s
5. Henning Solberg (NOR/Ford Fiesta) +02m06,5s
6. Matthew Wilson (GBR/Ford Fiesta) +02m11,02s
7. Armindo Araújo (POR/Mini Countryman) +03m43,7s
8. Federico Villagra (ARG/Ford Fiesta) +04m31,9s
9. Kimi Räikkönen (FIN/Citroën DS3) +04m33,1s
10. Khalid Al Qassimi (EAU/Ford Fiesta) +04m35,2s
11. Dennis Kuipers (NLD/Ford Fiesta) +05m45,6s
12. Hayden Paddon (NZl /Subaru), +05m59,4s (1.º Produção)
…
15. Bruno Magalhães (POR/Peugeot 207 S2000), +08m09,0s


