Fábrica da Porsche vai instalar-se em Portimão

A empresa contratada pela Porsche para desenvolver o modelo ‘Panamera S’ de competição pretende instalar a base do projecto industrial no Autódromo Internacional do Algarve.

O autarca Manuel da Luz, que assina na sexta-feira o acordo com a subsidiária da italiana N.Technology em Portugal e com o Autódromo Internacional do Algarve, declarou que a empresa “está disposta a investir imediatamente entre três e quatro milhões de euros na instalação da fábrica”, cuja construção arranca em Maio.

O acordo prevê que a unidade fabril labore entre 2011 e 2026 no parque tecnológico do circuito, na Mexilhoeira Grande, criando 25 postos de trabalho directos, os quais, segundo o autarca, “poderão chegar à meia centena a curto prazo, conforme o desenvolvimento do projecto”.

Além da fábrica – equipada com túnel de vento e linhas tanto de assemblagem como de fabrico de peças e chassis – a empresa vai também instalar no lote com 3.700 metros quadrados, a sede da equipa de competição, o departamento comercial e uma escola de condução.

Manuel da Luz fez notar que, embora o terreno e a construção do “edifício inteligente” sejam da responsabilidade da Parkalgar, a autarquia, através da empresa municipal Portimão Urbis, irá adquirir o imóvel e arrendá-lo à empresa.

“O facto de sermos uma espécie de barriga de aluguer é uma forma de facilitarmos a empresa”, explicou, adiantando que a autarquia está a elaborar um regulamento para estipular o acesso a benefícios fiscais.

Do autódromo, a N.Technology espera poder contar com boxes permanentes, áreas de Paddock, camarotes VIP e 15 dias de pista por ano para testes, desenvolvimento de produto e para a escola de pilotagem.

O envolvimento da N.Technology no desenvolvimento da versão de competição do ‘Panamera S’ é uma estreia para o construtor alemão, que pela primeira vez delega na engenharia de terceiros a transformação de um modelo da casa Porsche em carro de competição.

De acordo com um comunicado da empresa, está a ser preparada em Itália uma primeira versão do ‘Panamera S’ adaptada aos regulamentos do campeonato Superstars International Series.

Esse carro será testado no circuito de Portimão, na véspera do arranque da etapa realizada no Algarve a 22 e 23 de Maio. Ao volante vai estar o piloto português João Barbosa, vencedor da edição deste ano das ’24 Horas de Daytona’ e contratado pelos italianos para participar no projecto.

A empresa italiana já desenvolveu modelos de competição de turismo, rali e GT, tais como o Alfa Romeo 156 Super 2000, o Fiat Grande Punto Rally Abarth Super 2000 e o Ferrari 575 GTC, todos líderes nas competições em que participaram.

Partilhar

Comentários

Comments are closed.