Há sobe e desce nos preços dos combustíveis esta semana

| VC
Combustíveis [Foto: Reuters]
Combustíveis [Foto: Reuters]
partilha

Na atualização dos preços dos combustíveis, esta semana, gasolina e gasóleo não estão em sintonia. Um desce, o outro sobe.

O gasóleo está mais caro meio cêntimo. É a quinta subida consecutiva do combustível mais utilizado pelos portugueses. Já a gasolina fica meio cêntimo mais barata.

Segundo os dados da Direção-geral de Energia e Geologia, o litro da gasolina deverá rondar 1,46 euros. O gasóleo passará a custar cerca de 1,24 euros por litro.

Sabia que por cada euro que abastece de gasolina, mais de 60 cêntimos vão para o Estado? A associação que representa os revendedores de combustíveis entende que os portugueses desconhecem essa realidade, mas têm o direito de saber o que estão a pagar. É por isso que vem defender que o valor pago em imposto passe a vir discriminado nas faturas. Ao Dinheiro Vivo, o presidente da ANAREC, Francisco Albuquerque, disse que é urgente desmistificar, de uma vez por todas, o preço dos combustíveis.

Para se ter uma ideia, os impostos sobre o gasóleo e a gasolina asseguram 7% das receitas totais do Fisco em Portugal. A carga fiscal sobre os combustíveis é uma das maiores da Europa, muito acima da receita de 3% que representa para os cofres do Estado na Alemanha e na França.

Dentro das fronteiras portuguesas, os preços finais vão sempre diferindo um pouco de posto para posto de combustível, pelo que se quiser saber onde está mais barato, na sua zona, consulte os preços online aqui.

Nas últimas semanas, os preços energéticos foram altamente influenciados pela passagem de furacões nos Estados Unidos, que obrigaram ao encerramento de várias refinarias norte-americanas.

Primeiro foi o furacão Harvey e depois o Irma , que devastaram parte de regiões de um dos maires produtores mundiais.

Comentários

Veja também