Jaguar terá todos os modelos eletrificados a partir de 2020

Jaguar já olha para lá de 2040
partilha

A Jaguar Land Rover vai eletrificar todos os modelos a partir de 2020. O compromisso assumido ganha forma com três modelos eletrificados que congregam o passado, o presente e o futuro da marca.

O passado está com a apresentação do Jaguar E-Type Zero, recriação do clássico de 1960, agora com zero emissões. O presente está com o concept I-Pace, o SUV que será lançado no mercado em 2018. O futuro antecipa-se pelo concept virtual Future-Type a perspetivar 2040 e anos seguintes...

«Toda a linha de modelos novos da Jaguar Land Rover será eletrificada a partir de 2020 dando aos nossos clientes ainda mais escolha. Iremos introduzir um portfolio de produtos eletrificados da nossa gama abarcando os veículos totalmente elétricos, os híbridos plug-in e os híbridos. O nosso primeiros SUV totalmente elétrico, o Jaguar I-Pace, estará à venda no próximo ano», afirmou Ralf Speth, diretor executivo da Jaguar Land Rover.

A caninho do futuro a partir de 2040 o Jaguar Future-Type é o concept virtual totalmente autónomo, veículo da mobilidade do amanhã com a partilha de carros a ganhar o lugar da propriedade individual.

No seu coração estará o Sayer, o volante com inteligência artificial e ativado pela voz que lhe permitirá definir onde, quando e com quem ir logo a partir da sala de estar de casa, por exemplo.

Este volante é inteligente… e dá-lhe ouvidos

O Jaguar Future-Type fará da conectividade com outros carros o reflexo de um futuro de mobilidade autónoma dos veículos. Esse caminho é proposto na Tech Fest da Jaguar Land Rover que começa nesta sexta-feira em Londres.

No certame, além do já referido totalmente elétrico I-Pace, estará também o Range Rover Velar ou a demonstração da tecnologia de Condução Urbana Autónoma já usada num Range Rover Sport. O Land Rover Discovery «Project Hero» vai ao Reino Unido mostrar como na Áustria a Cruz Vermelha usa em teste o programa de comunicações avançadas com drones a aterram nos tejadilhos dos jipes em andamento – um projeto desenvolvido pela Jaguar Land Rover Special Vehicle Operation.

O Tech Fest mostrará a tecnologia da marca desde o Fórmula E da Jaguar Racing até à roda do leme desenhada para a equipa de vela Land Rover Bar. Mas uma das grandes atrações será o da transformação do passado em presente com o Jaguar E-Type Zero.

Este exemplar, por enquanto único é um roadster 1.5 restaurado, mas totalmente original com exceção do seu propulsor elétrico que desenvolve 220 kW (295 cv) e respetiva instrumentação – que mesmo com faróis LED não perde a inspiração do original.

O Jaguar E-Type Zero é cerca de um segundo mais rápido do que o original (e 46 kg maisleve) acelerando dos 0 aos 100 km/h em 5.5 segundos. Com uma bateria de 40 kW bateria (que pode ser recarregada entre seis a sete horas), o E-Type Zero tem uma autonomia de 270 km.

O carro que Enzo Ferrari apelidou de «o mais bonito alguma fez feito» está de volta em forma de clássico, mesmo que já com emissões zero. Mas pode voltar a ser parte do presente futuro.

«O nosso objetivo é colocar à prova o ser proprietário de um carro clássico. Estamos a aguardar a reação dos nossos clientes enquanto estudamos o trazer deste concept para o mercado», afirmou Tim Hannig, o director da Jaguar Land Rover Classic.

Comentários

Veja também