Casteu e Roma são os primeiros líderes do Dakar 2010
Primeira etapa na Argentina terminou com algumas ligeiras surpresas e boas prestações dos pilotos portugueses
02/01/2010 em Velocidade
O “motard” David Casteu protagonizou a primeira surpresa da 32ª edição do Rali Dakar, ao vencer hoje a primeira etapa desta mítica competição de todo-o-terreno, pela segunda vez disputada na América do Sul. O piloto francês, aos comandos de uma moto de 450cc do construtor francês Sherco, bateu os favoritos Cyril Despres e Marc Coma, que alinham com as tradicionais KTM de 690cc. Entre os automóveis, Joan “Nani” Roma (na imagem) deu a primeira vitória do ano à BMW, repetindo o primeiro lugar conseguido em Córdoba no ano passado.
Casteu foi um dos pilotos a escolher competir desde já com as motos de menor cilindrada, que serão as únicas admitidas no Dakar no futuro. Com a vitória na primeira etapa, o francês, segundo classificado no Dakar em 2007 e quarto classificado no ano passado, já ofereceu uma inesperada visibilidade ao construtor Sherco. As diferenças foram pequenas (três segundos para Despres, 12 segundos para Coma, vencedor no ano passado) e o percurso é muito longo, mas Casteu está a fazer a sua parte.
Jordi Viladoms (KTM) foi o quarto classificado na etapa de hoje, encurtada para 168 quilómetros de sector selectivo devido às chuvas fortes que inundaram parte do percurso inicial. Na quinta posição classificou-se Francisco Lopez Contardo – um bom registo para o regresso da Aprilia ao Dakar, também na categoria 450cc.
Os “motards” portugueses também conseguiram bons resultados, com três presenças no 'top 10' – Paulo Gonçalves foi oitavo, Rúben Faria nono e Hélder Rodrigues décimo. Bianchi Prata (28º), João Rosa (51º) e Fernando Sousa (107º) também terminaram a etapa.
BMW começa na frente
Entre os automóveis, Joan “Nani” Roma (BMW X3) conseguiu a sua segunda vitória em etapas do Dakar nos automóveis (tem um registo de 12 vitórias nas motos, tendo ganho o Dakar 2004), repetindo em Córdoba a vitória do ano passado, então com um carro oficial da Mitsubishi. O piloto espanhol bateu por pouco mais de dois minutos o seu compatriota Carlos Sainz, o primeiro entre os Volkswagen Race Touareg, numa etapa encurtada para 199 quilómetros, também devido à chuva.
A BMW pode comemorar ainda o terceiro lugar de Stéphane Peterhansel, a menos de três minutos do líder, mas deve preocupar-se com o atraso prematuro de Guerlain Chicherit, que se debateu com problemas de motor a cerca de trinta quilómetros do final da etapa e perdeu quase uma hora para os primeiros.
Apesar de não estar na liderança, a Volkswagen tem os seus pilotos bem colocados – Sainz é segundo, Nasser Al-Attiyah é quarto e Giniel De Villiers, vencedor no ano passado, é quinto, ainda a menos de cinco minutos do líder. Robby Gordon levou o sempre impressionante Hummer à sexta posição na etapa.
Carlos Sousa (Mitsubishi Racing Lancer) foi o melhor português ao terminar na 12ª posição, com exactamente o mesmo tempo do seu “patrão” na equipa JMB Stradale, Nicolas Misslin. Miguel Barbosa, em carro idêntico, terminou na 16ª posição. Ricardo Leal dos Santos levou o seu BMW X5 ao 18º lugar, enquanto Francisco Pita (Toyota) terminou na 45ª posição.
Classificação
1ª etapa: Autos – 1º Nani Roma (BMW); 2º Carlos Sainz (VW), a 2m07s; 3º Stéphane Peterhansel (BMW), a 2m50s; 4º Nasser Al-Attiyah (VW), a 3m29s; 5º Giniel De Villiers (VW), a 4m31s; (...) 12º Carlos Sousa (Mitsubishi), a 7m22s; 16º Miguel Barbosa (Mitsubishi), a 12m07s; 18º Ricardo Leal dos Santos (BMW), a 13m46s; 45º Francisco Pita (Toyota), a 37m15s.
Motos – 1º David Casteu (Sherco), 1h50m42s; 2º Cyril Despres (KTM), a 3s; 3º Marc Coma (KTM), a 12s; 4º Jordi Viladoms (KTM), a 1m45s; 5º Francisco Lopez Contardo (Aprilia), a 2m42s; (...) 8º Paulo Gonçalves (BMW), a 3m29s; 9º Rúben faria (KTM), a 4m03s; 10º Hélder Rodrigues (Yamaha), a 4m30s; 28º Bianchi Prata (BMW), a 12m03s; 51º João Rosa (KTM), a 19m29s; 107º Fernando Sousa (Yamaha), a 33m06s.


