Holanda terá estrada inteligente a partir de 2013

Hoje, tudo é ‘inteligente’. Há casas inteligentes, telemóveis inteligentes, electrodomésticos inteligentes e agora estradas inteligentes. Este é o conceito que a Holanda se prepara para implementar no próximo ano e que consiste num asfalto «inteligente», com linhas delimitadoras que se iluminam para aumentar a segurança rodoviária.

A iluminação é conseguida graças a um pó fluorescente na sua composição, o qual permite ainda que sejam desenhados no pavimento elementos gráficos, como o símbolo da neve, que se acendem para alertar os condutores quando as temperaturas são baixas ou há gelo.

Estes elementos gráficos de iluminação podem ser alimentados por turbinas eólicas, ligando-se apenas com a aproximação do veículo, ou pela energia solar. Numa segunda fase, as estradas inteligentes evoluirão para o carregamento de baterias de carros elétricos.

O projeto foi desenvolvido pela empresa Roosegaarde e Heijmans e recebeu o prémio de “Best Future Concept”. O governo holandês pretende avançar com a sua implementação, a partir da segunda metade de 2013.

Veja abaixo a galeria de fotos.

Partilhar

Comentários

2 Comentários

  1. E somos nós que andamos, segundo o discurso dos Holandeses e Alemães, a gastar dinheiro a rodos. Será que vão consecioná-la ao consorcio do BES/Mota Engil também?

  2. caro hugo, mas os Holandeses e os alemaes teem dinheiro para gastar, infelizmente portugal ta na banca rota ..por causa dos politicos