Jeremy Clarkson elege os 10 melhores carros do ano

Clique na imagem para ver as FOTOS

“Se um carro não lhe der prazer sempre que vai passear, então ele é apenas um objeto. E se é apenas um objeto, então pode ir de autocarro.” A afirmação é Jeremy Charles Robert Clarkson, mais conhecido apenas como Jeremy Clarkson, antigo apresentador do “Top Gear”.

O britânico, agora apresentador do “The Grand Tour”, aproveitou a coluna de opinião que assina todas as semanas no “The Sunday Times” para fazer uma lista com os 10 melhores carros que conduziu no último ano. A lista, à imagem do britânico, promete causar polémica, inclui um SUV e até mesmo um monovolume, ambos a…Diesel.

Para Clarkson, um bom carro é aquele que excita, forma uma ligação com o condutor e torna-se parte dele. Existem exceções, como é o caso do Lamborghini Aventador: grande, pesado, com péssimos travões, mas ainda assim espetacular graças ao “Tiranossauro Rex” que vive atrás dos bancos. Este é um dos escolhidos. O Ferrari 488 GTB é outro, um modelo que nem parece que tem um turbo e por ser agradável de conduzir mesmo em modo automático, como se tudo trabalhasse em sintonia. “Como uma máquina para conduzir, é – não existe outra palavra – perfeita.”

De Itália surge, também, o Alfa Romeo 4C. Clarkson diz que o pequeno desportivo italiano parece um “filhote” da Ferrari: “Nunca conduzi um carro de estrada que transmitisse tanta paz e afeto como o Alfa 4C”, diz antes de criticar o elevado ruído no interior.

Na lista há também espaço para o BMW M2, que “não é apenas rápido em linha reta, mas também rápido nas curvas. Um deleite”. O prazer de condução que teve ao conduzir garantiu também ao Mazda MX-5 a sua inclusão: “É tão orgânico, cru e simples, como um desportivo deve ser”.

O Ford Mustang V8 urge na lista com a ressalva de que pela primeira vez ganhou volante do lado direito para ser vendido no Reino Unido. “Como um bom muscle car, tem de queimar pneu em todas as esquinas.” É uma definição que vale também para o Mercedes-AMG GT S, que Clarkson classifica como um “Mustang europeu”.

Talvez a melhor comparação seja a feita para justificar a inclusão do Ford Focus RS na lista: “Este carro parece mais inteligente do que o normal. Ele sente-se como um Nissan GT-R”. Até a Opel Zafira aparece na lista. E logo com motor Diesel. “É o carro mais confortável do mundo. Quando passei por um buraco na estrada, não senti nada. Nunca senti isso em carro algum, nem num Rolls-Royce Phantom”.

A lista fica completa com um SUV (quem diria!). O eleito é o Volvo XC90, modelo que tem espaço para sete adultos e é relaxante. “É tão suave que qualquer um consegue adormecer. E seria bom, porque ele iria acordá-lo se alguma coisa estivesse errada”.

A lista completa de Clarkson:
– Lamborghini Aventador
– Ferrari 488 GTB
– Alfa Romeo 4C
– BMW M2
– Mazda MX-5 2.0 Sport Recaro
– Ford Mustang 5.0 V8 GT
– Mercedes-AMG GT S
– Ford Focus RS
– Opel Zafira Tourer 1.6 CDTi Tech Line
– Volvo XC90 D5 AWD

Partilhar

Comentários

Comments are closed.