Novo McLaren F1 chega antes do previsto
Novo super-carro da McLaren deverá chegar em 2012, dois anos antes do inicialmente previsto
09/07/2010 em Geral
O sucessor do McLaren F1 deverá chegar em 2012, dois anos antes do inicialmente previsto, avança a publicação britânica «Autocar». Fontes da marca britânica descrevem-no como um "hiper-carro" revolucionário, imediatamente reconhecido como tal.
Um sucessor do F1 já era esperado no final da década, mas em vez disso a McLaren optou por concentrar os seus esforços na criação de uma empresa automóvel a partir do zero, no desenvolvimento e comercialização do MP4-12C e em estabelecer uma rede de concessionários.
De acordo com fontes da McLaren, a empresa britânica está já a trabalhar no desenvolvimento do novo F1, um carro que é descrito como um «hiper-carro» revolucionário, imediatamente reconhecido como tal, em contraste com o MP4-12C, que tem sido criticado pelo seu estilo pouco distinto.
Por enquanto, sabe-se apenas que o novo F1 contará com uma monocoque em fibra de carbono, similar em conceito à utilizada no MP4-12C e, apesar da abordagem radical dos seus criadores, terá algumas semelhanças com o F1 original, embora ainda não seja claro se o carro terá o célebre banco do condutor em posição central, como o seu antecessor.
À semelhança do MP4-12C e do original F1 de 1992, será dada especial atenção à redução de peso, sendo de esperar a estreia de muitas soluções neste domínio.
O mesmo acontecerá com a motorização a ser desenvolvida, sendo de esperar a adopção de soluções alternativas, com o objectivo de reduzir consumos, mas particularmente, emissões poluentes.
O novo F1 será o segundo dos três desportivos da anunciada ofensiva da McLaren - o terceiro será um desportivo compacto posicionado abaixo do MP4 12C. Mas, em lugar de edição limitada, como o F1 original, espera-se um modelo de produção em série.


