Pagani Huayra, o «Deus do Vento» em vídeo
Novo supercarro da Pagani fez primeira aparição em pista, no Adria International Raceway, em Itália
24/05/2011 em Geral
Tem nome de «Deus do Vento» e promete esquecer o Zonda - o Huayra, nome de «Deus do Vento», segundo a mitologia Aymara, um povo indígena sul-americano, é o novo super-desportivo da Pagani e já fez a sua primeira aparição em pista, mais concretamente no Adria International Raceway, em Itália. No vídeo, mais abaixo, é possível observar o funcionamento do sistema de travagem aerodinâmico, assim como ouvir o peculiar som da troca de relações da caixa de velocidades do novo desportivo italiano.
O novo super-desportivo de Horacio Pagani está acompanhado de um sem número de soluções técnicas e estéticas, com as quais pretende conquistar o mundo dos super-desportivos. A começar na estética agressiva, com formas mais equilibradas em comparação com o mais «bruto» Zonda, não faltando detalhes como as portas tipo «asa de gaivota» e os «flaps» na parte traseira.
Em termos mecânicos, a nova «bomba» italiana mantém-se fiel ao «coração» alemão, contando, tal como o Zonda, com um motor da AMG, neste caso um V12 Biturbo de 6 litros – o mesmo utilizado no Mercedes SL65 AMG Black Series -, proposto em duas variantes: normal de 700 cavalos e Sport com 730 cavalos.
Acoplado a este bloco está uma caixa sequencial de sete velocidades, com comandos no volante - a manete da caixa no túnel central apenas permite escolher andar para a frente ou para trás.
A utilização de materiais leves permite ao Huayra pesar 1350kg, ou seja 1,92kg por cavalo, e anunciar números «standard» como os 3,3 segundos necessários para cumprir os tradicionais 0-100 km/h e os 380 km/h de velocidade máxima, números suficientes para surgir nos espelhos retrovisores do incontornável Bugatti Veyron.
A produção do Huayra arranca no final deste ano e o seu preço já está definido: 1 milhão de euros, antes de impostos.
Veja o vídeo do Huayra em pista:
Huayra na estrada:


