Porsche lucra mais de 16 mil euros por carro

A Porsche continua a ser uma das marcas de automóveis com maior lucro por carro vendido. Em 2016, a Porsche lucrou cerca de 16.390 euros por carro, uma subida de 9 por cento face ao ano anterior. A Bloomberg explica: os consumidores estão a pagar pela “reputação” da Porsche.

Segundo a mesma fonte, o valor está muito acima de marcas rivais. A BMW e a Daimler AG, dona da Mercedes-Benz e Smart, lucraram cerca de cinco mil dólares, o equivalente a 4600 euros, por cada veículo vendido.

Já a Ferrari lucra 90 mil dólares, cerca de 84 mil euros, por cada carro vendido. Porém a Ferrari só fabrica perto de oito mil carros por ano (a Porsche vendeu 238 mil carros em 2016), sendo que 30 por cento dos lucros do construtor italiano é oriundo de outras fontes, como o merchandising e os parques temáticos, por exemplo.

A explicação para os lucros na Porsche encontra-se, em grande parte, na personalização dos modelos, um processo que todos os construtores de luxo valorizam.

Atualmente, os clientes não querem apenas um carro, querem o “seu” carro, e a Porsche disponibiliza opções para todos os gostos e carteiras, sendo que um “simples” Macan S Diesel, proposto inicialmente por 86.764 euros, pode ascender facilmente a valores na ordem dos 140 mil euros.

São mais de 53 mil euros de extras que contribuem para um preço médio de 92 mil euros por cada unidade da marca de Estugarda.

Partilhar

Comentários

Comments are closed.