Salão de Genebra ignora crise e apresenta carros de 3 milhões

Lamborghini, Ferrari e McLaren são as grandes atrações
06/03/2013 em Geral

tags: genebra
votar:
0
Obrigado!
Já votou!
Loyal Car

Aí está uma das mais esperadas «montras» da indústria automóvel. O Salão Automóvel de Genebra, que abre amanhã (quinta-feira) ao público as suas portas, apresenta mais de uma centena de novidades e carros de luxo que chegam a custar 3 milhões de euros, parecendo ignorar a crise por que atravessa o mercado europeu.

A 83.ª edição estará aberta ao público até domingo 17 de março e será marcada por modelos de luxo que não conhecem a crise. McLaren, Ferrari e Lamborghini revelam modelos que custam entre um e três milhões de euros, mas o evento será dominado, ainda assim, por um 2012 marcado pela queda nas vendas do setor no Velho Continente e pelas fortes reestruturações na produção, preocupações que se mantêm atuais um ano depois.

As matrículas de automóveis novos na União Europeia caíram 8% em 2012 para 12 milhões de unidades e, para este ano, os construtores não esperam um declínio tão forte, apesar da queda contínua desde janeiro.

Em fevereiro, as vendas em França caíram 12,1%, enquanto em Itália atingiram os 17,4% e em Espanha os 9,8%. Mesmo a Alemanha, o maior mercado da Europa Ocidental, com um bom desempenho em 2012, não foi poupada e as vendas caíram 10,5% no mês passado.

"O mercado europeu está muito complicado", admitiu o diretor de vendas do gigante alemão Volkswagen, Christian Klingler à AFP.

A norte-americana Ford vai fechar três fábricas na Europa e não vê boas expetativas nos próximos quatro a cinco anos. "Os dois primeiros meses do ano na Europa têm sido muito dececionantes e já estamos a falar de um declínio nas vendas de cerca de 9%", comentou o presidente da Renault, o brasileiro Carlos Ghosn, numa entrevista AFP.

"Tivemos um início de ano muito lento em janeiro e fevereiro parece estar ao mesmo nível", acrescentou o presidente da Daimler (Mercedes e Smart), Dieter Zetsche, prevendo, no entanto, "uma melhoria no segundo semestre".

A PSA Peugeot Citroën, com previsão semelhante à da Renault, acredita que a concorrência deve permanecer difícil. "Não há nenhum fator que sugere que a guerra de preços vai diminuir", alertou o diretor de marcas Frédéric Saint-Geours.

Na tentativa de reverter a tendência geral, as marcas (Peugeot, Renault, Ford, Fiat, Opel, entre outras) estão a embarcar no crescente mercado dos 'Sport Utility Vehicle' (SUV) pequenos e compactos, uma tendência iniciada há alguns anos pela Nissan, com o seu Qhasqai.

Outros, nomeadamente os alemães, continuam a beneficiar de estarem nos mercado de alta gama, que resistem melhor à crise. O presidente da BMW, Norbert Reithofer, tem demonstrado um "otimismo contido" e espera uma queda nas vendas na Europa limitada a 2%.

Lugar ao sonho

No entanto, numa altura em que a preocupação é a máxima eficiência, com a procura de automóveis mais económicos e «verdes», as atenções estarão centradas nos superdesportivos. Em particular, com a presença dos novos carros de sonho da McLaren e Ferrari.

Estas duas marcas são, oficialmente, o centro das atenções de um certame que se anuncia como um verdadeiro desfile de potência e muita velocidade. É que, para além do McLaren P1 e do LaFerrari, sucessor do Enzo, Lamborghini e Porsche não ficam atrás…

A marca italiana contra-ataca com muito Veneno, nome escolhido para um novo superdesportivo de 3,57 milhões que não deixa ninguém indiferente. A Porsche, por seu turno, aposta todas as fichas no novo 911 GT3, o mais potente dos 911 equipados com motor aspirado.

Mas os carros de sonho não ficam por aqui. A Alfa Romeo, por exemplo, mostra pela primeira vez a versão de produção de um dos seus modelos mais esperados de sempre, o 4C, ao passo que a Toyota revela estudo do futuro GT 86 Cabrio, para sensações de cabelos ao vento.

No extremo oposto, mas ainda assim só ao alcance de muito poucos, surge o Volkswagen XL1, o automóvel de dois lugares que anuncia um consumo médio de apenas 0,9 litros aos cem. Estará disponível em edição limitada por preço… muito exclusivo.

Principais novidades:

Alfa Romeo
4C Launch Edition
Gloria Concept

Aston Martin
Rapide S
Bertone Rapide Jet 2+2
V8 Vantage S SP10

Audi
RS Q3
A3 e-tron

BMW
Série 3 Gran Turismo

Bentley
Flying Spur

Chevrolet
Spark EV
Corvette Stingray
Captiva

Citroen
C3
Technospace Concept

Ferrari
LaFerrari

Fiat
500L Trekking

Ford
EcoSport

Honda
Civic Tourer Concept
NSX Concept
CR-V 1.6 i-DTEC

Hyundai
Santa Fe XL

Jaguar
F-Type

Jeep
Compass
Cherokee
Grand Cherokee

Kia
Ceed GT
Ceed SCoupé GT
Provo Concept

Lamborghini
Veneno

Land Rover
Defender elétrico

Lexus
Novo IS

Mercedes
A 45 AMG
CLA 45 AMG
Novo Classe E
C63 AMG Edition 507

Mitsubishi
GR-HEV (pick up hibrida)
CA-iMiEV (compacto eletrico)

Nissan
370Z Nismo
Note
Leaf 2013

Opel
Cascada
Adam Rocks Concept

Peugeot
2008 (crossover)
208 GTi
208 Hybrid Air

Porsche
911 GT3

Renault
Captur
Scénic
Scénic XMOD

Seat
Leon SC (três portas)

Skoda
Octavia Break

Toyota
Auris Touring Sports
i-Road Concept
FT-86 Open Concept
RAV4

Volvo
Novos S60, V70, S80, XC60

Volkswagen
XL1
Golf GTi
Golf GTD
e-Golf (elétrico)
Golf Variant

Outras novidades:

Pininfarina Sergio Tribute Speedster
Spyker B6 Venator
Koenigsegg Agera S Hundra

comentários    |    comentar    |    partilhar    |    imprimir    |    enviar    |    reportar erro
ENVIAR POR EMAIL O ARTIGO
O seu Nome: *
O seu Email: *
Nome do Amigo: *
Email do Amigo: *
Mensagem:
   * Campo Obrigatório
REPORTAR ERRO
Nome: *
Telefone:
Email: *
Tipo de erro: *
Informações adicionais:
   * Campo Obrigatório