SCUT: Indra vai introduzir sistema de portagens na Norte Litoral
Indra será responsável pela implementação dos novos sistemas de gestão das portagens na auto-estrada Euroscut Norte Litoral
28/05/2010 em Geral
A multinacional de tecnologias de informação Indra anunciou esta quinta-feira que vai introduzir os seus sistemas de cobrança automática de portagens na SCUT Norte Litoral.
"A Indra será responsável pela implementação dos novos sistemas de gestão das portagens na auto-estrada Euroscut Norte Litoral, de modo a converter as já existentes portagens sombra das SCUT nas portagens automáticas", diz a empresa em comunicado.
A empresa explica que os utilizadores da SCUT (auto-estrada sem custos para o utilizador) passarão a pagar portagens através de um dispositivo electrónico, denominado TAG, que estará instalado nos automóveis. Com o sistema, salienta a Indra, não será necessário reduzir a velocidade ou mudar de faixa.
A Lusa tentou saber, sem sucesso, junto da Indra o valor do investimento neste projecto e se a empresa tinha apresentado propostas a outras concessionárias.
Além da Norte Litoral, a 1 de Junho vão passar a ser cobradas portagens nas SCUT Grande Porto e Costa da Prata, ambas da concessionária Ascendi, da Mota-Engil e do BES.
O Governo tem feito depender as soluções técnicas de pagamento do processo legislativo que está "ainda a decorrer".
"Estando ainda a decorrer todo o processo legislativo, oportunamente essas questões [sobre os custos para o utilizador e o modo de cobrança] serão esclarecidas", afirmou recentemente à Lusa fonte do Ministério das Obras Públicas.
As comissões de utentes contra portagens nas SCUT voltaram a sair à rua esta semana para contestar a introdução de portagens nestas vias.


