Hiriko, o carro que «encolhe» chega em 2013

Durão Barroso experimentou primeiro protótipo do eléctrico Hiriko Citycar. Chega ao mercado em 2013
25/01/2012 em Novidades

votar:
0
Obrigado!
Já votou!

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, experimentou esta terça-feira o primeiro protótipo do carro eléctrico Hiriko Citycar. Este revolucionário citadino que consegue «encolher» para facilitar o estacionamento nas cidades foi projectado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e será produzido na região basca, em Espanha.

O projecto Hiriko deve arrancar a sua produção já em 2013. O carro tem 2,70 metros de comprimento e 1,70 metros de largura, capacidade para duas pessoas, à semelhança do smart fortwo, e consegue diminuir o seu comprimento para estacionar.

A traseira do veículo move-se para baixo do chassis, deixando o carro mais alto, mas com apenas dois terços do comprimento de um Smart.

Destinado às grandes cidades, anuncia uma aceleração dos 0 aos 50 km/h em três segundos e uma velocidade máxima limitada a 50 km/h.

A autonomia prevista é de 120 quilómetros, necessitando de apenas doze minutos para recarregar o conjunto de baterias.

As primeiras unidades do Hiriko deverão começar a circular no próximo ano. As primeiras informações avançam para um preço de venda em torno dos 12.500 euros.

comentários    |    comentar    |    partilhar    |    imprimir    |    enviar    |    reportar erro
ENVIAR POR EMAIL O ARTIGO
O seu Nome: *
O seu Email: *
Nome do Amigo: *
Email do Amigo: *
Mensagem:
   * Campo Obrigatório
REPORTAR ERRO
Nome: *
Telefone:
Email: *
Tipo de erro: *
Informações adicionais:
   * Campo Obrigatório