Chevrolet Aveo com motor 1.3D no início de 2012

Lançado no final da Primavera deste ano, a nova geração Aveo vai ter algo de inédito num utilitário da marca americana: um motor 1.3 turbodiesel em três variantes: 75cv, 95cv e Eco de 95cv. Equipado com sistema start/stop, este bloco diesel virá complementar os motores a gasolina de 1.2, 1.4 e 1.6 litros já disponíveis com o novo Aveo.

A variante Eco de 95 cv necessita apenas de 3,6 litros/100 km no ciclo combinado, ao passo que as variantes de 75 cv e 95 cv consomem 3,7 e 4,1 litros aos 100 km, respectivamente.

Todas as variantes do motor turbodiesel de 1,3 litros cumprem os critérios de emissões do Euro5 e possuem catalisador de oxidação de acoplamento directo e filtro de partículas. A variante Eco de 95 cv emite apenas 95g de CO2 por quilómetro, ao passo que a variante de 75 cv produz 97g de CO2/km.

As três variantes atingem a potência máxima às 4000 rotações; as de 75cv e 95cv Eco têm um binário máximo de 190 Nm às 1750-2500 rpm, a de 95cv normal tem 210 Nm ao mesmo regime. A aceleração dos 0 aos 100 km/h faz-se em 14,2s na versão de 75cv, em 12,6s na de 95cv e em 11,7s na Eco. Todas as variantes vêm acopladas a uma caixa manual de 6 velocidades.

Num breve contacto com o Aveo 1.3D 95cv Eco, foi possível constatar a facilidade com que este motor sobe de regime, sobretudo a resposta a baixos e médios regimes.

As motorizações de 75cv e 95cv estarão disponíveis em Portugal no primeiro trimestre de 2012, nas variantes sedan (4 portas) e hatchback (5 portas). A 95cv Eco só equipa o hatchback.

Partilhar

Comentários

Comments are closed.