Evora GTE, o mais potente Lotus de sempre
Lotus Evora GTE tem como objectivo ser uma alternativa ao popular Porsche 911 GT3
15/09/2011 em Novidades
Estrela maior no espaço da Lotus no Salão Automóvel de Frankfurt, o Evora GTE é a versão final e de produção do protótipo mostrado no último «Pebble Beach Concours d'Elegance». É também o mais potente Lotus alguma vez construído para circular na estrada e pretende ser uma alternativa ao popular Porsche 911 GT3.
Projectado inicialmente como edição especial limitada para o mercado asiático, o Lotus Evora GTE teve uma procura acima do previsto, levando a marca britânica a avançar para a produção em série.
Inspirado nas versões de pista do modelo, o Evora GTE é um desportivo à «moda antiga», feito à mão, que tem como inspiração nas versões de pista do modelo. Está equipado com um motor V6 de 3,5 litros e aposta nos materiais para reduzir o peso ao mínimo.
O resultado são 105 kg a menos em relação ao peso da versão convencional do Evora, conseguido através da utilização da fibra de carbono nos pára-choques, portas e asa traseira.
O interior é totalmente inspirado na competição, destacando-se pela utilização de pele, fibra de carbono e os habituais «bacquets» da Recaro.
Na «casa das máquinas», o motor V6 Supercharged de 3,5 litros oriundo da Toyota foi «trabalhado» para debitar 444cv, estando acoplado a uma transmissão manual automatizada de competição.
O Evora GTE chega ao mercado ainda este ano, com a marca britânica a adiantar que 114 unidades já foram vendidas na China.


