Toyota apresenta monovolume Prius em Detroit
Prius V e Concept Prius C reforçam oferta de híbridos do construtor nipónico e dão inicio a uma família de modelos Prius
12/01/2011 em Novidades
A Toyota apresenta-se no Salão Automóvel de Detroit com a nova família de veículos Prius, com a estreia mundial do “Prius V” e o “concept Prius C”. Ambos os veículos seguem o trajecto de sucesso iniciado pelo icónico híbrido Prius, agora com uma gama mais abrangente, chegando a um público mais… abrangente e com diferentes estilos de vida.
“Esta não é uma família de veículos convencional. É uma família moderna…com um Prius para todos”, afirmou Bob Carter, vice-presidente da divisão Toyota nos Estados Unidos. “ O Prius v é um novo e dedicado modelo vocacionado para a família e também para alguns clientes que possam ter um estilo de vida mais activo. Apesar de apelarem a um público diferente, regem-se pelas mesmas credenciais ambientais do Prius!”, acrescentou.
O “Prius V”, com o “V” a expressar versatilidade, é um monovolume híbrido que chega ao mercado norte-americano em no Verão de 2011 e, à Europa, no início de 2012. Tem como principais argumentos a versatilidade e o espaço interior, de tal modo, que o construtor não exclui a possibilidade de vir a ser oferecida, na Europa, uma variante com sete lugares.
A plataforma e a tecnologia Hybrid Synergy Drive (HSD) são partilhadas com a actual geração do Prius. Tal como a actual geração do Toyota Prius, o novo “Prius v” conta com quatro modos de condução (Normal, Power, Eco e Ev), que permitem ao condutor adaptar o funcionamento do sistema híbrido às suas pretensões e condições da estrada.
Concept Prius c: “citadino” pequeno, vocacionado para a cidade
A segunda novidade do construtor nipónico chama-se “concept Prius C”, no qual o “c” representa um especial carácter “citadino”, e assume-se como um veículo que vai ao encontro das pretensões de jovens solteiros ou de jovens casais que tem uma consciência ecológica apurada, grande sentido de economia e que gostam de conduzir o Prius.
Este protótipo é uma evolução do protótipo STCh apresentado em Paris, agora mais orientado para o mercado norte-americano. As suas dimensões compactas são em tudo equivalentes às de um Yaris e deverá chegar ao mercado norte-americano, em meados de 2012.


