Volkswagen apresenta XL1, o carro que gasta menos de 1 litro aos cem

A Volkswagen escolheu o Salão Internacional do Qatar para apresentar a terceira evolução do projecto 1L, designação escolhida para o projecto de um veículo capaz de consumir apenas 1 litro de combustível por cada 100 km’s percorridos, denominado XL1.

A terceira evolução do arrojado projecto 1L adopta dimensões mais convencionais, para um automóvel, mantendo, no entanto, a lotação «para dois», e uma eficiência que lhe permite anunciar um consumo médio de apenas 0,9 litros aos cem e 24 g/km de emissões de CO2.

Para alcançar estes valores, o XL1 conta com um chassis monocoque e carroçaria em fibra de carbono, a que se alia um sistema de propulsão híbrido, composto por um pequeno motor TDi de dois cilindros e 800 cm3 com 48 cv e por um motor eléctrico de 27 cv. Em modo puramente eléctrico, as baterias de iões de lítio permitem ao XL1 uma autonomia «zero emissões» de até 35 km.

A marca alemã anuncia uma velocidade máxima de 160 km/h e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 11,6 segundos – a mesma velocidade máxima mas melhor aceleração em comparação com o primeiro projecto, o 1L Concept.

A grande diferença para os anteriores protótipos encontra-se no interior, agora menos associado a uma nave espacial e mais de acordo com um veículo próximo de produção. A marca alemã mantém o objectivo de avançar com o projecto para a linha de produção, só não adianta é quando…

Partilhar

Comentários

8 Comentários

  1. Por amor de Deus, mudem-me essa traseira!Como é possível um carro lindo de frente ser uma aberração atrás? o designer começou pela frente e já estava bêbedo quando fazia o sketch da traseira? só pode…

  2. Por amor de Deus, mudem-me essa traseira!Como é possível um carro lindo de frente ser uma aberração atrás? o designer começou pela frente e já estava bêbedo quando fazia o sketch da traseira? só pode…

  3. David Fernandes on

    finalmente carros com consumos para os pobres… e quando é que este menino está no mercado?? AH e quanto é que vai custar??

  4. David Fernandes on

    finalmente carros com consumos para os pobres… e quando é que este menino está no mercado?? AH e quanto é que vai custar??

  5. Mário oliveira on

    Sr.joao silva… nao se preocupe… a trazeira ainda nao esta acabada, so pode ser isso… mas ás vezes os designers tambem tem a mania que a novidade, o barato, o revolucionário tem de ser feio… mania deles mas depois caem em si…. tambem me pergunto.. quanto ira custar???

  6. Mário oliveira on

    Sr.joao silva… nao se preocupe… a trazeira ainda nao esta acabada, so pode ser isso… mas ás vezes os designers tambem tem a mania que a novidade, o barato, o revolucionário tem de ser feio… mania deles mas depois caem em si…. tambem me pergunto.. quanto ira custar???

  7. consumo para os pobres mas receio que o preço seja apenas para ricos pois com “um chassis monocoque e carroçaria em fibra de carbono”, receio que o preço dispare um bocadinho…
    o design parece-me eficaz no que diz respeito á aerodinâmica, cada vez mais se vêem traseiras assim, mas e se o condutor tiver um furo na roda traseira… e acesso á bagageira…
    concepts… são giros e tal mas os carros de produção raramente têm alguma coisa a ver 😉

  8. consumo para os pobres mas receio que o preço seja apenas para ricos pois com “um chassis monocoque e carroçaria em fibra de carbono”, receio que o preço dispare um bocadinho…
    o design parece-me eficaz no que diz respeito á aerodinâmica, cada vez mais se vêem traseiras assim, mas e se o condutor tiver um furo na roda traseira… e acesso á bagageira…
    concepts… são giros e tal mas os carros de produção raramente têm alguma coisa a ver 😉